Facebook da Paróquia

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DOM JOSÉ ANTONIO ABRE A PORTA SANTA DA CATEDRAL DE FORTALEZA



Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, abriu, na manhã deste domingo, dia 13 de dezembro de 2015, 3º Domingo do Advento, a Porta Santa da Catedral, no Centro da Capital cearense, com cerca de 10 mil  fiéis católicos presentes, de acordo com os cálculos do padre Gilson Soares, pároco do Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo. Foram pessoas vindas do Interior do Estado, de bairros, em grupos formados por suas paróquias.

A solenidade teve início às 10 horas, na Igreja do Pequeno Grande, na Avenida Santos Dumont, 55, no Centro, de onde saiu a procissão para a Catedral, passando pelas ruas 25 de Março, entrando na Rua Costa Barros até a Rua Conde D’eu. Uma multidão incalculável esperava a procissão, que era coordenada por dom José Antonio, que se deparou com obstáculos para chegar à Porta Santa. Ele teve que esperar um pouco e, claro, os fiéis também, porque a pessoa que estava com a chave da porta encontrou dificuldades para se aproximar do arcebispo, devido a grande aglomeração.
Numa solenidade muito rápida, o arcebispo fez uma oração e abriu a porta e todos entraram apressadamente para “pegar” um bom lugar e foi iniciada a celebração eucarística de abertura do Ano Santo, aberto no último dia 8 pelo Papa  Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. Primeiramente, em Bagui, Capital da República Centro Africana, no dia 29 de novembro e hoje, na Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica São João de Latrão.


A celebração eucarística desta manhã na Catedral foi presidida por dom José Antonio e concelebrada por dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza pelos bispos eméritos da Capital, dom Adalberto e dom Edmilson, de Limoeiro do Norte e cerca de uma centena de padres. Estiveram presentes ainda mais de cem seminaristas e um bom número de diáconos permanentes. 
Atualização: dia 14.12.2015, às 12h21min

Nenhum comentário:

Postar um comentário