Facebook da Paróquia

segunda-feira, 14 de julho de 2014

[Editorial – julho 2014] “Com Maria no Caminho da Esperança.”

Será esta a décima segunda vez em que estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza no dia 15 de agosto.

Esta caminhada teve início na abertura das comemorações dos 150 Anos da Diocese de Fortaleza no ano 2003. Fomos estimulados pelo Beato Papa João Paulo II com sua carta Rosarium Virginis Mariae e a proposta de uma manifestação mariana neste ano especial destinado ao Rosário da Virgem Maria.
Assim procuramos refazer o caminho dos inícios da fé católica e mariana nas origens da cidade de Fortaleza, com uma caminhada que, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará, ponto primeiro de devoção mariana trazida pelos portugueses nos inícios da colonização nestas terras, para a Catedral Metropolitana, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, depois conquistada dos holandeses que aí se estabeleceram, o que deu origem ao vilarejo da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, inícios da cidade que ainda hoje carrega este nome.
Neste ano, em continuação do ano 2013, estamos vivendo o ANO DA ESPERANÇA, no triênio de comemoração do Centenário Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza. Nada mais oportuno para reavivar a esperança de nosso povo que volta às suas fontes cristãs: católica e mariana.
Mais que refazer um trajeto histórico de percurso da imagem venerada de Nossa Senhora da Assunção, da Barra do Ceará à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, vamos ao conteúdo da fé, contemplado e meditado com a oração do Rosário da Virgem Maria: 20 mistérios etapas da vida de Cristo e de Maria. Este caminho do rosário é síntese do caminho de fé de todo cristão. Parte de um encontro com Deus que é encontro com Seu Filho feito homem no seio da Virgem Maria. Depois esta entrada de Deus na vida humana marca um trajeto e estilo de vida no Amor a Deus e ao próximo que se consumará no Sacrifício da Cruz e na Ressurreição de Jesus com o dom do Espírito Santo e o nascimento da Igreja em seus caminhos pelo mundo rumo à glória do Reino de Deus definitivo, contemplado em Maria, Rainha do Céu e da Terra.
Este itinerário é ícone para toda a humanidade, que nele contempla o significado da história humana e sua meta, direção para onde remete a sua esperança cristã.
Portanto, a oração do rosário mariano não é apenas a repetição mecânica de certa quantidade de Pai-nosso e Ave-Maria, mas profunda contemplação do Evangelho de Cristo, da Palavra de Deus, do viver em Cristo. Com Maria, Sua e nossa Mãe (cf. Jo 19, 26-27) aprendemos do vivo testemunho o como viver em Cristo. Por isso a levamos para a casa como o apóstolo João – e a nossa casa comum é a Igreja inserida neste mundo rumo ao Pai Celeste.
Refazer esta caminhada física e espiritualmente renova as convicções da Fé e reanima a Esperança, dá sentido ao viver na cidade terrena como semeadura e cultivo do viver definitivo na Cidade Celeste.
Esta CAMINHADA COM MARIA, não nos afasta absolutamente de Cristo, mas a Ele nos faz tudo referir como princípio, caminho e meta de nossa Fé. Esta mesma caminhada não nos aliena do compromisso com este mundo no qual vivemos, mas a ele nos integra de modo ainda mais responsável, como chão onde se caminha para a Vida definitiva. Nele vivemos o Amor que se tornará pleno e eterno.
José Antonio Ap. Tosi Marques



Nenhum comentário:

Postar um comentário